Vamos trazer as Zonas Húmidas da Serra da Estrela para as nossas vidas
DESCUBRAAs zonas húmidas estão entre os ambientes mais produtivos do mundo, são vitais para a sobrevivência de espécies, como plantas, animais e humanos. As zonas húmidas são indispensável para os inúmeros benefícios ou "serviços ecossistémicos" que fornecem a humanidade, desde o abastecimento de água doce, alimentos e materiais de construção, biodiversidade, controle de inundações, reabastecimento de água subterrânea e mitigação das mudanças climáticas.
A Convenção sobre Zonas Húmidas de Importância Internacional foi adotada em Ramsar, a 2 de fevereiro de 1971. É o mais antigo dos modernos acordos ambientais intergovernamentais globais celebrados por países e organizações não governamentais preocupados com a crescente perda e degradação do habitat de zonas húmidas para aves aquáticas migratórias.
Este dia marca a data de adoção da Convenção sobre Zonas Húmidas em 2 de fevereiro de 1971, na cidade iraniana de Ramsar, às margens do Mar Cáspio. Essa data é comemorada globalmente como Dia Mundial das Zonas Húmidas.
As áreas húmidas incluem pântanos e pântanos, lagos e rios, aquíferos subterrâneos, pastagens húmidas, turfeiras, oásis, deltas, estuários e planícies de maré, manguezais e outras áreas costeiras, recifes de coral, e também tanques de peixes, arrozais, reservatórios e sal panelas, que são feitas pelo homem.
Clarisse Ferreira (Tagis) - Moderadora
José Maria Saraiva e/ou Susana Noronha (ASE)
Jan Jansen (Radboud University - Holanda)
Pedro Arsénio (Herbário "João de Carvalho e Vasconcellos")
Elsa Salzedas (Escola Secundária Afonso Albuquerque, Guarda)
Albano Soares (Tagis)
Catarina Meireles (Universidade de Évora, Life Relict)
João Morais (Biólogo)
Albano Soares - Libélulas do Subalpino Estrelenho
Catarina Meireles - Vegetação da Serra da Estrela: do mundo tropical aos glaciares
Jan Jansen - A Serra da Estrela e a Biodiversiade
José Conde - Os Anfíbios e Répteis do Parque Natural da Serra da Estrela
Pedro Arsénio - O contributo dos herbários para o conhecimento da Biodiversidade
Copyright © 2021 ASE